sábado, 2 de abril de 2011

Patagônia










A patagônia é uma região no extremo sul da América do Sul, que abarca parte do Chile e da Argentina. Encontra-se aí a terra do fogo, onde está localizada a cidade de Ushuaia conhecida como " a terrsa do fim do mundo." Nessa região existe uma grande concentração de pinguins.O pinguim de bico e pés amarelos é o Papua, o outro de bico e pés pretos o Magalhães. Nessa ilha eles vem para botar os ovos e criar os filhotes até que troquem a penugem pelas penas duras e repelentes à água.

EL CALAFATE

El Calafate é a porta de entrada da patagônia. Chega-se aí de avião e pode-se ir para o parque Torres de Paine no Chile ou para El Chaltén na argentina. É uma cidade pequena e charmosa paracida com Gramado e Canela ( qundo não havia tanto carro) coalhada de estrangeiros com ótimo infraestrutua turística - hotéis e passeios. Está próxima do Parque Nacional dos Glaciares onde se localiza a maior geleira em extensão horizontal - Glaciar Perito Moreno e é possível chegar-se bem perto através dos caminhos cercados como se vê acima. O nome calafate provém de um arbusto cujas frutinhas vermelhas são comestíveis e pequenas como mirtilhos. Tivemos ocasião de prová-las neste verão.É preciso cuidado pois os galhos são "ornados" com lindos espinhos. Com a fruta se faz geléias, licores, sorvetes. Ve-se acima uma foto do calafate

Castro Alves

No dia 14 de março comemorou-se o aniversário de Castro Alves, poeta baiano, nascido em 1847 e morto aos 24 anos em 1871. Mais conecido por seus poemas a favor da abolição da escravatura, Navio Negreiro e Vozes d'África, era também poeta lírico excelente observador e perfeito na descrição como nos mostra o poema abaixo:

A menina atrevida

Ela tem uma graça de pantera
No andar comportado de menina
No molejo que vem, sempre se espera
Que de repente ela lhe salte em cima

A mim me enerva o ardor com que ela vibra

E a motiva desde de manhã
Como é que pode, digo-me com espanto

Este é o nosso Castro Alves!